08abr

Compartilhar:

[elfsight_social_share_buttons id="1"]

Tudo que você precisa saber sobre estilo minimalista na arquitetura

Tudo que você precisa saber sobre estilo minimalista na arquitetura

Conheça o estilo que se tornou tendência em todo o mundo nos últimos anos. Tudo que você precisa saber sobre estilo minimalista na arquitetura.

 

Tudo que você precisa saber sobre estilo minimalista na arquitetura

Certamente você já deve ter escutado a frase “menos é mais”. O termo ficou muito popular, principalmente nas últimas décadas. A tendência do estilo minimalista na arquitetura existe há muito tempo e surgiu após manifestações modernas por artistas da época. A crítica nasceu através de opiniões controversas de como se aplicava as cores nas obras dentro do movimento artístico. Nos anos 70, teve forte influência em Nova York e Londres com marcas renomadas, que contribui para a repercussão do movimento simplista.

É normal você encontrar pessoas que dizem ser adeptas ao movimento. Não se sabe ao certo quando ele começou, mas a maioria concorda que ele pode ter surgido durante a fase pós-moderna.

É a partir dessa fase que o minimalismo começou a ser estudado por pesquisadores norte-americanos e europeus, desde então começam a surgir inspirações de diversos países.

Hoje, é conhecido por ser um estilo de vida, o “menos é mais”, como disse o arquiteto alemão Mies Van Der Rohe. A partir de então o modelo minimalista se faz presente na moda, arquitetura e decorações.

Para entender melhor o modelo de decoração minimalista separamos alguns cases da arquiteta Karin Moraes, recentemente reconhecida pela revista Casa Vogue como umas das 50 melhores arquitetas do Brasil para você se inspirar:

 

Tudo que você precisa saber sobre estilo minimalista na arquitetura

 

Consegue perceber o diferencial em uma decoração minimalista? Podemos voltar a falar sobre os movimentos artísticos  como o barroco e o romantismo, e fazer uma breve comparação com as manifestações de artes da época que tinham como características principais o excesso de texturas e cores, o que fere os princípios minimalistas que são reconhecidos por optarem ambientes cleans, limpos e mais claros, que descreve perfeitamente a personalidade de quem prefere esse estilo de vida – é uma das melhores maneiras de expressar quem você é sem dizer nada.

 

Tudo que você precisa saber sobre estilo minimalista na arquitetura

 

Mais que um estilo de vida, o minimalismo é carregado de propósitos. Neste quesito é descartado tudo que possa ser desnecessário no ambiente, reduzindo tudo que seja supérfluo e sem utilidade. A proposta é trazer racionalismo na composição da decoração em todos os detalhes, mas claro, sem perder a sofisticação.

É preciso dosar as formas geométricas e focar em criar um ambiente funcional sem torná-lo trivial. E, pelo fato da decoração ser principalmente sobre o proprietário, é importante escolher bem as cores, de preferência neutra e sutil. Apostar em objetos personalizados que remetem a sua personalidade também é uma dica interessante.

 

Tudo que você precisa saber sobre estilo minimalista na arquitetura

 

Tons mais escuros como o preto, marrom, cinza e metalizados em gerais é interessante para dar contrate, além de servir como pontos de luz na decoração, mas deve ser dosado, distribuído com cuidado para não poluir e perder a essência e neutralidade das cores e acabar “fechando” o ambiente.

Perceba que com essas dicas você já pode reconhecer um ambiente minimalista. A modernidade, a amplitude do ambiente ocasionada pelas luzes naturais ou artificiais posicionadas estrategicamente, a pouca quantidade de objetos no espaço ou devidamente distribuídos também são diferenciais. Repare que não é preciso muito para tornar um local incrível e funcional!

 

antagens de criar um ambiente com o estilo "minimal art"

Das vantagens de criar um ambiente com o estilo “minimal art” é que você não precisa se preocupar tanto com a manutenção e organização. É fácil manter os cômodos limpos por possuírem poucos apetrechos.

Você deve ter se identificado assim como milhares de pessoas, famosos e influenciadores que adotam e estimulam o estilo de arquitetura minimalista contemporânea simples, sem deixar de ser sofisticado, elegante e charmoso.

Quer saber mais sobre como trazer o conceito simplista, moderno e sofisticado para o seu ambiente? Entre em contato e solicite um orçamento com uma das melhores arquitetas do Brasil.

 

 

 

Karin Moraes

SOBRE O AUTOR

Karin Moraes
A frente do escritório que leva o seu nome, a arquiteta Karin Moraes acredita que o arquiteto é destinado a desenhar espaços que ativem as emoções. São através deste pensamento que ela se dedica a desenvolver projetos de arquitetura de interiores residenciais urbanos, praianos e serranos, espaços na área da saúde e espaços comerciais, desenvolvendo também residências unifamiliares.

Deixe um comentário