21nov

O planejamento deve ser feito quanto tempo antes da reforma?

Reformar pode ser uma dor de cabeça para muita gente. É necessário ter paciência para as obras, disponibilidade financeira, estar preparado para possíveis surpresas e ter tempo para que projeto seja concluído. Muitas vezes encontramos com obstáculos a rotina corrida dos proprietários, ou leis de condomínios. Ou seja, reformar da trabalho e requer muito planejamento.

Planejar é prever todas as etapas necessárias para realizar uma obra. Com um planejamento bem definido, é possível garantir todos os detalhes e avaliar bem cada decisão tomada antes de iniciar as obras. Dessa forma é possível reduzir custos extras e evitar o desperdício de tempo. Mas quanto tempo antes do início das obras devo pensar no planejamento?

O planejamento deve ser feito quanto tempo antes da reforma?

Antes de pensar em contratar mão de obra ou comprar materiais, você precisa saber se planejar. Quanto antes melhor, mas recomenda-se que o planejamento seja feito com no mínimo de um mês de antecedência. Esse tempo serve para que você se organize quanto aos prazos, liste todas as tarefas e tenha um cronograma bem definido.

É importante lembrar que um bom planejamento também deve conter os orçamentos necessários. Para cada etapa da obra, recomenda-se uma média de três orçamentos diferentes. Dessa forma você terá a certeza de que está optando pelo melhor custo do mercado.

Planejar uma reforma é uma tarefa tão complicada quanto a obra em si. Por isso pode ser uma ótima alternativa contar com um profissional. Um arquiteto de interiores pode te ajudar em todas as etapas desse processo. Contar com ajuda especializada nesse momento pode ser a melhor opção para que tudo saia como o planejado e você não tenha gastos extras.

Lembre-se de se certificar de que o arquiteto com quem escolheu trabalhar possui um bom portfólio, profissionalismo e a expertise necessária para transformar os seus sonhos em realidade. Agora é só iniciar a sua reforma e aguardar ansiosamente pelos resultados.

 

Karin Morais

SOBRE O AUTOR

Karin Morais
A frente do escritório que leva o seu nome, a arquiteta Karin Moraes acredita que o arquiteto é destinado a desenhar espaços que ativem as emoções. São através deste pensamento que ela se dedica a desenvolver projetos de arquitetura de interiores residenciais urbanos, praianos e serranos, espaços na área da saúde e espaços comerciais, desenvolvendo também residências unifamiliares.

Deixe um comentário