18Maio

Compartilhar:

[elfsight_social_share_buttons id="1"]

Mudanças na arquitetura após a pandemia

Com a pandemia do covid-19 muitas mudanças ocorreram e consequentemente na arquitetura essas mudanças também repercutiram. Após passarmos tanto tempo em casa, encontramos diversas dificuldades, afinal, não é fácil ficar em confinamento, especialmente se sua casa não tem o espaço que você gostaria.

Como resultado após esse tempo que vivemos, descobrimos novas necessidades de projetar ambientes novos nos cômodos da nossa casa, passamos a pensar muito mais no nosso bem-estar e em formas de otimizar o espaço para aumentar nossa qualidade de vida.

Home Office

O formato de trabalho remoto vinha sendo utilizado pelas empresas e já estava sendo adaptado o ambiente de home office em algumas casas. No entanto, quando a pandemia foi acelerada essa necessidade de ter um espaço para trabalhar em casa, não apenas com computador e mesa, mas também considerando a acústica e iluminação do ambiente aumentou.

Hall de entrada

Nosso cuidado com a higiene vai ser redobrado após ter passado por esse tempo, levando isso em consideração, os novos hábitos de higiene vieram para ficar e a área de transição entre a casa e a rua, chamada de hall de entrada passou a se tornar um espaço essencial nas casas. Portanto, se tornou indispensável um móvel para armazenar os sapatos, um banco para servir de apoio e ajudar no calçar, ou tirar os sapatos. Um aparador também pode ser útil para apoiar a bolsa nesses momentos de higienização, além do espaço para o álcool gel.

Janelas maiores para ventilação e luz nos ambientes

Os moradores vão optar por janelas maiores para maior ventilação na casa e para obter incidência de luz natural, além disso, as áreas verdes nos ambientes da casa também vão ser muito valorizadas para promover o contato com a natureza e o conforto térmico. A ventilação natural ajuda a prevenir doenças respiratórias em razão de o ar estar sempre renovado auxiliando a minimizar a propagação de vírus e bactérias.

Cozinha

Com o isolamento social as pessoas passaram a fazer suas refeições em casa tendo a necessidade de estocar mais alimentos e utensílios culinários em casa, desse modo o espaço para o armazenamento dos mantimentos da cozinha precisou ser ampliado. Nesse período o cômodo da casa se tornou mais valorizado pelos moradores que vão querer um espaço agradável para realizar suas refeições e a funcionalidade do ambiente para facilitar no dia a dia.

Ambientes integrados

Os ambientes multiuso e integrado vão ser a nova tendência para promover integração aos ambientes da casa. Após a pandemia as pessoas começaram a valorizar mais o tempo com a família, portanto, a ideia de estar na companhia da família ao cozinhar em casa e interagir com pessoas, se tornou muito mais prazerosa, ademais a maior amplitude no espaço da casa que esse projeto proporciona.

Os escritórios e comércios também vão incluir novos projetos de arquitetura comercial e trazer novas mudanças para o ambiente de trabalho. O confinamento trouxe a necessidade de adaptar os espaços para todas as atividades realizadas, otimizando os estabelecimentos e pensando em soluções de higiene para o público.

Karin Moraes

SOBRE O AUTOR

Karin Moraes
A frente do escritório que leva o seu nome, a arquiteta Karin Moraes acredita que o arquiteto é destinado a desenhar espaços que ativem as emoções. São através deste pensamento que ela se dedica a desenvolver projetos de arquitetura de interiores residenciais urbanos, praianos e serranos, espaços na área da saúde e espaços comerciais, desenvolvendo também residências unifamiliares.

Deixe um comentário