08out

Compartilhar:

[elfsight_social_share_buttons id="1"]

Dimensões mínimas e layouts típicos para banheiros pequenos

A disposição dos elementos, paleta de cores e decoração em um projeto, é essencial. São eles que mudam completamente o ambiente, o deixando mais agradável e acolhedor.

Depois de um dia exaustivo e estressante, a primeira coisa na qual pensamos, é em um banho relaxante. Uma simples ducha é capaz de nos renovar de dentro para fora, nos preparando para os desafios do próximo dia. O banheiro tem a característica do individualismo, nos fornecendo um momento somente nosso, e muitas vezes, restaurando a nossa individualidade.

O aconchego sempre estará atrelado aos elementos utilizados nos ambientes, não sendo diferente no toalete. Mesmo que eles sejam para uso mais íntimos, é possível transformar em um lugar cordial, moderno e revigorante.

Como aproveitar bem os poucos metros quadrados?

O banheiro é um dos menores cômodos de uma residência, nele há disposto instalações hidráulicas e básicas de saneamento. Por isso, o projeto precisa ser bem pensado e estruturado, desde canos bem colocados, rejuntes, pisos, azulejos etc até a decoração do espaço.

A melhor solução plausível seria o planejamento ergonômico. A ergonomia nesta etapa do processo é ideal, pois através dela o projeto poderá ser esboçado com as medidas exatas do banheiro, enxergando todas as possibilidades e, principalmente, não tirando a essência de sua funcionalidade.

As medidas são fundamentais para o sucesso do projeto. Leve em conta também o formato do banheiro, se é mais quadrado ou retangular. Todos esses detalhes influenciam na escolha dos materiais, móveis e objetos decorativos. Confira abaixo algumas dicas que podem dar mais amplitude ao espaço.

Paleta de cores

A primeira impressão é a que fica e, é claro que as cores e tons do banheiro determinarão o estilo que ele irá seguir. Os tons mais claros e frios determinam mais profundidade, dando a impressão de ser maior. Já os mais escuros e quentes, aproximam mais os móveis e objetos.

Tipos de materiais

Os materiais estão ligados a paleta de cores que o banheiro terá, por exemplo, se uma das peças escolhida for a madeira que possui um tom mais escuro e quente, trará a sensação de sofisticação e rusticidade.

Espelhos

Os espelhos são perfeitos para criar mais extensão. A utilização deste elemento trará um charme especial e modernidade ao ambiente. Escolha o tamanho ideal para o seu banheiro, tomando cuidado apenas com o excesso de informação.

Iluminação

Um local bem iluminado, independentemente do horário, tende a ser confortável e visualmente mais bonito. Se for possível, em seu imóvel, aproveite a luz natural! Ela, com certeza, fará toda a diferença. Defina também os pontos de iluminação artificial em lugares específicos e estratégicos em seu banheiro.

Nicho embutido

Os nichos embutidos no box estão na lista de desejos de muitos brasileiros. Além de otimizarem o espaço de circulação do banheiro, é resistente, durável e dá um toque super elegante.

Conheça os projetos de sucesso feitos pela arquiteta Karin Moraes em ‘Portfólio’. Para mais informações, entre em contato conosco e solicite um orçamento para o seu projeto.

TAGS:

Karin Moraes

SOBRE O AUTOR

Karin Moraes
A frente do escritório que leva o seu nome, a arquiteta Karin Moraes acredita que o arquiteto é destinado a desenhar espaços que ativem as emoções. São através deste pensamento que ela se dedica a desenvolver projetos de arquitetura de interiores residenciais urbanos, praianos e serranos, espaços na área da saúde e espaços comerciais, desenvolvendo também residências unifamiliares.

Deixe um comentário