Cores na arquitetura
22maio

Compartilhar:

Dica de uso de cores na arquitetura de interiores

A combinação do colorido pode trazer alternativas de formalidade e informalidade aos ambientes!

 

Cada ambiente é único em sua decoração e o modo de expressar sua personalidade. Saber escolher a paleta de cores é essencial, por que as cores tem o poder de afetar seu humor, seu espirito e até o seu bem-estar.

As cores que você escolhe para a sua casa vão te influenciar diariamente

 

As cores impactam na arquitetura de interiores. Há aqueles que preferem um ambiente em tons neutros, enquanto outros optam por matizes mais ousadas.

As nuances tem um forte poder sobre as impressões e percepções, podendo até mesmo alterar o seu estado de espirito, em alguns casos.

No momento da criação dos espaços podemos criar diferentes atmosferas, alternando visualmente a dimensão do ambiente, os sentimentos podem ser estimulados e podem encorajar relaxamento de acordo com seu estado emocional.

Cores quentes

Laranja

Representa energia, calor e pode proporcionar vitalidade, elevar o ânimo e reduzir a depressão.

 

Amarelo

É uma cor intermediária que pode se aproximar do branco, cuja tonalidade pode estimular e elevar a mente, associada ao poder e otimismo. Eleva nossa capacidade de realização. Ideal para uma atmosfera mais ativa.

 

Vermelho

Ligado diretamente no princípio da vida, o vermelho é excitante, anima, traz confiança e agilidade para tomar iniciativas. Estimula as emoções, dependendo do grau da saturação.

 

Cores Frias

Azul

O azul causa um efeito de profundidade no ambiente, pode estimular a serenidade. Este tom é sedativo e curativo, ótimo para ambientes de repouso, como no quarto. A saturação mais clara do azul, traz a sensação mais alegre, enquanto o seu tom mais escuro, retrata sentimentos.

 

Violeta

Estimulante psíquico e de lucidez, equilibra na tomada de decisões. Este tom é perfeito em ambiente mais tranquilos, como em quartos infantis.

 

Cores de equilíbrio

Verde

A cor verde para o ambiente traz uma sensação repousante, corresponde ao bem-estar, a saúde e segurança. No ambiente o verde pode ser composto com outras cores. No seu tom claro torna-se uma cor tranquilizante e até sedativa, podendo ser utilizada em quartos, salas de estar e escritórios. Em seu tom mais escuro pode trazer sensação de seriedade e segurança.

 

Marrom (Nescau)

A cor da resistência e do vigor, relacionado a terra, a madeira. O marrom é uma tonalidade para ambientes que exijam concentração.

 

Branco

 

O branco é a cor da paz, estabilidade e simplicidade. Traz bastante luminosidade ao ambiente, induz a organização.

 

Preto

Cor de aspecto sofisticado e imponente. Absorve quase todos os raios luminosos. Não há restrição para combinação de matizes, pode-se usar em qualquer ambiente.

SOBRE O AUTOR

admin

Deixe um comentário