06abr

Compartilhar:

[elfsight_social_share_buttons id="1"]

Decoração para varanda: o que precisa ser estruturado

No apartamento a varanda é o que se tem mais próximo de um jardim ou quintal, por isso, saber qual é a melhor forma de decorar essa área é importante, caso contrário o espaço vai virar apenas um local vazio.


Esse espaço do apartamento requer uma atenção especial, afinal, existem muitas questões a se considerar antes de começar a decorar a varanda para que todas as escolhas sejam tomadas de acordo com a necessidade de um ambiente externo.


Qual a finalidade da sua varanda?


Antes de planejar a decoração da sua varanda é importante pensar em seu objetivo e em como você vai utilizar esse espaço, por exemplo, se o seu intuito é fazer da sua varanda um espaço para receber visitas, você precisa analisar o espaço da sua varanda, o ideal é que ela tenha o mínimo de itens possível para que o espaço não fique estreito. Porém, se a sua ideia é criar um espaço para relaxar, você pode optar por móveis e itens que utilizem a maior parte do espaço já que não terá pessoas transitando o tempo todo.


O tamanho é adequado para a decoração desejada?


Ao escolher a finalidade da sua varanda você precisa analisar o espaço, para que o planejado na decoração do ambiente não tenha erro. Se o local for pequeno demais e você quiser montar um espaço gourmet, por exemplo, talvez não seja possível. O mesmo vale para o contrário, se você planejar a decoração para um espaço menor e notar que restam espaços demais, você não vai ter o resultado esperado e será necessário planejar a decoração novamente.


Analise a posição do sol na varanda


Esse é um fator importante a ser considerado, pois, afeta não só a decoração, mas também a qualidade dos móveis que vão estar no ambiente, serão necessários móveis que sejam resistentes a variação de tempo.


Se a sua varanda fica bem exposta ao nascer do sol a tendência é que durante a tarde o ambiente fique mais escuro, justamente no horário que costumamos receber convidados, por isso, é importante que você dê atenção especial para a iluminação e as cores nesse espaço.


O mesmo vale para aqueles que planejarem a varanda como um espaço para relaxar ao fim do dia, se a sua varanda fica de frente para o sol se pondo, o ambiente fica mais quente, nesse caso, é recomendado optar por cores mais frias no ambiente.


Verifique se é possível integrar a varanda e a sala


Essa opção é válida principalmente para os moradores de apartamentos menores que querem otimizar o espaço da sala. Você pode integrar a varanda à sala ou fazer uma transição entre os ambientes para ampliar o espaço.


Se o seu intuito for de integrar os ambientes, é importante considerar o espaço da varanda, como foi falado anteriormente, porque o espaço da varanda vai ser ampliado e os seus objetivos para o local podem acabar sofrendo alterações.


A maior vantagem em planejar a sua decoração e analisar os pontos citados acima é que você vai economizar e não corre o risco de gastar dinheiro atoa, ademais, você vai ter o resultado esperado.

Se precisar de uma ajuda profissional, não hesite em entrar em contato. Vai ser um prazer projetar as suas ideias!

Karin Moraes

SOBRE O AUTOR

Karin Moraes
A frente do escritório que leva o seu nome, a arquiteta Karin Moraes acredita que o arquiteto é destinado a desenhar espaços que ativem as emoções. São através deste pensamento que ela se dedica a desenvolver projetos de arquitetura de interiores residenciais urbanos, praianos e serranos, espaços na área da saúde e espaços comerciais, desenvolvendo também residências unifamiliares.

Deixe um comentário