18Maio

Compartilhar:

[elfsight_social_share_buttons id="1"]

Arquitetura sustentável: conheça os benefícios

A arquitetura sustentável busca minimizar os impactos ambientais e promove o desenvolvimento social e cultural. Em uma construção sustentável para alcançar a eficiência energética e hídrica são utilizadas as técnicas passivas da arquitetura, envolvendo a iluminação e ventilação natural. Além disso, pode ser utilizado o uso de energia solar, materiais inovadores e tecnológicos para otimizar a edificação, levando em conta a saúde, o bem-estar dos usuários e a durabilidade dos materiais.

Como surgiu o conceito

A arquitetura sustentável surgiu em 1970, os arquitetos buscavam amenizar a utilização de energia. No início de 1990 o conceito ganhou mais força, pois o tema passou a ser discutido pelos órgãos internacionais que buscavam alternativas econômicas e sustentáveis para o setor de construção civil.

Para atingir resultados efetivos os projetos de arquitetura sustentável devem seguir princípios que vão minimizar o consumo de energia, otimizar as condições de ventilação, iluminação e aquecimento, possuir tratamento de esgoto adequado, projetar coberturas verdes no local e evitar sempre o uso de materiais químicos prejudiciais à saúde e ao meio ambiente.

Maiores vantagens da arquitetura sustentável

Responsabilidade ecológica

O setor de construção civil é um dos maiores responsáveis pelo impacto ambiental, afinal são utilizados recursos naturais para a fabricação de materiais de construção, por isso, ao aplicar os princípios da arquitetura sustentável nos projetos as construções geram menos impacto ao meio ambiente.

Qualidade de vida

As edificações sustentáveis oferecem benefícios para a saúde dos moradores, pois, são focadas em atingir eficiência energética e hídrica, ademais ajudam a reduzir a umidade no ar e permite que os moradores possam dormir tranquilamente, influenciando também na saúde mental.

Investimento

Os projetos de arquitetura sustentável possuem maior valor no mercado imobiliário, os imóveis ganham uma validação instantânea no valor do aluguel. Portanto, a venda do imóvel é realizada com mais agilidade do que um projeto comum, o custo da manutenção e operação dessas construções é bem menor resultando em um ótimo investimento tanto pra compra quanto para venda.

Os princípios da arquitetura sustentável têm sido adotados por grandes empresas trazendo a pauta de responsabilidade ambiental no meio corporativo para estimular a responsabilidade ética das corporações. O conceito faz parte de projetos novos, porém, pode ser adotado em qualquer tipo de construção.

Karin Moraes

SOBRE O AUTOR

Karin Moraes
A frente do escritório que leva o seu nome, a arquiteta Karin Moraes acredita que o arquiteto é destinado a desenhar espaços que ativem as emoções. São através deste pensamento que ela se dedica a desenvolver projetos de arquitetura de interiores residenciais urbanos, praianos e serranos, espaços na área da saúde e espaços comerciais, desenvolvendo também residências unifamiliares.

Deixe um comentário