19out

Compartilhar:

[elfsight_social_share_buttons id="1"]

5 dicas para ampliar apartamentos

Quem mora em casas ou apês compactos sabe como é importante aproveitar cada cantinho disponível. No entanto, muitas vezes os cômodos podem parecer “entulhados” por conta do excesso de objetos, ou pelo uso de materiais que encolhem o espaço (como cores escuras ou móveis muito grandes). Para ajudar nossos leitores vamos ensinar alguns truques que passam a impressão de ampliar determinados ambientes. Confira a seguir:

Principal técnica para passar a sensação de um ambiente ser maior do que realmente é

O espelho. Mas este artifício também pode fazer o contrário se aplicado da forma errada. O espelho sempre precisa ser posicionado em paredes que refletem o maior número de coisas, pois só assim ele dará a sensação de profundidade e de continuação.

Para apartamentos mais compactos, integrar os ambientes é uma boa opção?

Sim, com certeza. Quanto menos paredes e interferências tivermos em um ambiente, maior a sensação de amplitude. Se, por exemplo, além de integrar os ambientes utilizarmos o mesmo piso em tudo esta sensação aumenta ainda mais.

Como a disposição de móveis e objetos influencia na percepção do espaço disponível

No geral utilizar estantes compridas e baixas acaba sendo a melhor saída, já que as linhas horizontais ajudam a ampliar ambientes.  No caso de objetos, o melhor é não utilizar tantos enfeites e, se usar, optar por peças delicadas. E já que falamos de mobiliário baixo na parte de cima das paredes podemos utilizar quadros ou fotos ampliadas.

Qual é a melhor maneira de posicionar um espelho para ampliar o espaço? E qual tamanho/tipo de espelho é o mais recomendado?

O espelho precisa ser aplicado na parede que mais refletirá o ambiente, quanto menos recortes ele tiver melhor. Existem vários tipos de espelho: o cristal, que é o mais comum, bronze, fumê, etc… Todos sempre darão está sensação de amplitude, porém, o cristal por ser mais claro ajuda também a clarear o ambiente, trazendo ainda mais a sensação de amplitude buscada.

Que tipo de móvel é o mais recomendado para ajudar a passar a sensação de amplitude? 

Procure sempre por um mobiliário com pouca profundidade, a escolha dos tecidos e acabamentos também são muito importantes, quanto mais claros são, maior a sensação de amplitude.

A iluminação também colabora com a sensação de amplitude

A iluminação é tudo em qualquer circunstância. Use sempre a luz amarela em ambientes como sala, quarto, hall, pois ela traz uma sensação de aconchego além de traduzir as cores com mais verdade. A luz branca sempre te deixa em estado de atenção, o que consequentemente te deixa mais tenso.

Karin Moraes

SOBRE O AUTOR

Karin Moraes
A frente do escritório que leva o seu nome, a arquiteta Karin Moraes acredita que o arquiteto é destinado a desenhar espaços que ativem as emoções. São através deste pensamento que ela se dedica a desenvolver projetos de arquitetura de interiores residenciais urbanos, praianos e serranos, espaços na área da saúde e espaços comerciais, desenvolvendo também residências unifamiliares.

Deixe um comentário