18Maio

Compartilhar:

[elfsight_social_share_buttons id="1"]

4 dicas para organizar uma biblioteca em casa

O sonho de todo o amante de livros é ter uma biblioteca em casa, porém para deixar o ambiente organizado e aconchegante utilizando elementos de decoração é necessário um plano para o projeto que além deixar o ambiente organizado também trabalhe formas de conservar os livros.

A maior vantagem de projetar um ambiente para guardar os seus livros em casa é que você vai ter um espaço para guardar o seu acervo de livros e mantê-los conservados por muito tempo.

Estante de livros

Uma estante de livros ou prateleiras suspensas vai facilitar a organização da sua biblioteca em casa. Para escolher esse móvel é importante se atentar ao espaço onde você irá montar sua biblioteca, pode ser em um escritório, na sala, ou no seu quarto, também é preciso analisar a quantidade de livros que você possui em casa para escolher uma estante que suporte o peso. O tamanho ideal para as prateleiras, ou estantes é de 30 a 40 centímetros de profundidade, esse espaço é suficiente para armazenar todos os livros sem nenhuma dificuldade.

Espaço para a leitura

Acrescente uma poltrona no ambiente para possibilitar um espaço mais aconchegante, ela pode ser um móvel de design que vai dar um ar contemporâneo, garanta uma luminária ao lado da poltrona, principalmente se você for uma pessoa noturna que passa horas lendo, a iluminação em uma biblioteca é um ponto essencial para que o leitor possa aproveitar o ambiente e não prejudicar sua visão. Além disso, você também pode colocar uma mesinha lateral ao lado da poltrona para colocar sua xícara de chá, seus óculos, ou o seu celular.

Organização

Os moradores que optam por fazer um espaço para guardar os livros em casa precisam considerar a organização, principalmente aqueles que possuem muitos livros, é necessário pensar em um método de organização que facilite na hora de encontrar os livros para a leitura, pode ser organizado por título, autor, gênero, ou pelas cores das capas.

Decoração do espaço

Ao planejar a decoração da biblioteca é importante pensar que você deve se sentir acolhido e representado nesse espaço. Selecione quadros e porta-retratos que carreguem a sua personalidade, essa composição ajuda a criar harmonia e um respiro visual entre as prateleiras. Para a disposição dos livros uma boa dica é agrupá-los em dois sentidos: vertical e horizontal, essa formatação na sua organização concederá mais vida para a sua biblioteca.

Se você tem um espaço pequeno para montar sua biblioteca em casa pode utilizar prateleiras para organizar esse espaço, mas se o ambiente da casa será utilizado para essa finalidade invista em boas estantes.

Karin Moraes

SOBRE O AUTOR

Karin Moraes
A frente do escritório que leva o seu nome, a arquiteta Karin Moraes acredita que o arquiteto é destinado a desenhar espaços que ativem as emoções. São através deste pensamento que ela se dedica a desenvolver projetos de arquitetura de interiores residenciais urbanos, praianos e serranos, espaços na área da saúde e espaços comerciais, desenvolvendo também residências unifamiliares.

Deixe um comentário